Como saber quem somos

7maravilhas mistica_simbologia

Mística e Simbologia

 

Lenço: Verde (natureza, esperança)

 

Mística: Proposta de enquadramento temático e vivência espiritual para cada uma das secções, que visa aprofundar a descoberta de Deus e a comunhão em Igreja.

Mística desta secção: A descoberta da Terra Prometida

 

Imaginário: Ambiente que envolve um determinado grupo e que se traduz por um espírito e uma linguagem próprios. Envolve uma história com heróis e símbolos. Induz a um sentimento de pertença em relação ao grupo e permite a transmissão de determinados valores, na medida em que fomenta a identificação com os heróis e a atribuição de importância e significado aos símbolos da história.

Imaginário desta secção: Explorador aceita a aliança que o conduz na descoberta de novos mundos (o que descobre)

 

Simbologia: Conjunto de elementos/objetos representativos de realidades, características ou atitudes que materializam o ideal proposto por cada secção e, por isso, nos unem e aproximam desse ideal. No Projeto Educativo do CNE, todas as secções têm um ou mais símbolos, que podem estar integrados num conjunto de símbolos complementares.

342 Seccao II Simbologia

Simbologia desta secção:

  • A FLOR-DE-LIS – de nome científico Sprekelia formosíssima. Nas três folhas da
    flor-de-lis reconhecemos os três princípios do escutismo e os três compromissos assumidos na fórmula da promessa escutista. A flor-de-lis é, também, símbolo de rumo, indicando o norte nas cartas topográfi
    cas e de marear. O Norte que a Flor de Lis representa é, acima de tudo, o próprio Cristo, pois só Ele dá sentido à vida.
  • A VARA – evoca a vara de Moisés, no Antigo Testamento, sinal usado por Deus para manifestar o seu poder. Auxílio: à caminhada, à progressão da marcha, na navegação, no ultrapassar de obstáculos, em relação aos perigos e às adversidades. Simboliza assim a solidariedade, o progresso e a vontade de partir à aventura.
  • O CHAPÉU – é símbolo da proteção, a própria Fé. Permite o abrigo do sol, do frio, da chuva, etc. Também São Tiago é reconhecido pelo chapéu que caracteriza o traje do peregrino, especialmente nos caminhos de Santiago de Compostela.
  • O CANTIL – símbolo da responsabilidade, de coerência, de estar preparado. Gerir a água durante uma atividade é tarefa muito importante que implica a consciência de que podem surgir imprevistos para os quais temos que estar preparados. Está associado também à sede de conhecimento, à sede de descoberta e de ação, característica do explorador. É também a água viva que é Cristo, oferecida a quem dela quiser beber.
  • A ESTRELA – é símbolo da orientação. A Estrela Polar e o Cruzeiro do Sul são referências de orientação, especialmente de noite. fé e a certeza do sucesso. Segundo a lenda, permitiu encontrar o túmulo Sinal da grandeza de Deus, que nos transmite a segurança da do Apóstolo São Tiago e é lá, no Campo da Estrela (Campus stellae – Compostela), que permanecem os seus restos mortais. A estrela evoca ainda a Aliança de Deus com Abraão, em que lhe promete uma descendência mais numerosa que as estrelas do céu, imagem do Povo que Deus escolheu para Si, do qual também nós somos parte.

 

Patrono: Santo ou Beato da Igreja que, no decurso da sua vida, encarnou na plenitude os valores que se pretendem transmitir através da Mística e do Imaginário de uma determinada secção, sendo por isso escolhido como intercessor e exemplo de vida para os elementos dessa mesma secção.

Patrono desta secção:

342 Seccao II patrono_sao_tiagoS. Tiago Maior

 

Modelo de Vida: Figura da Igreja Católica que, à semelhança do Patrono, também encarna os valores e ideais da Mística e do Imaginário da secção a que está ligada e que exprime a diversidade de caminhos e carismas possíveis para os viver.

Modelos de vida desta secção:

  • Abrãao
  • Moisés
  • David
  • Santo António
  • Santa Isabel de Portugal

 

Grande Figura: Personalidade que, na sua vida, realizou grandes feitos, associados ao Imaginário da secção, que marcaram a História da Humanidade.

Grande figura desta secção: Grandes Exploradores

 

Print Friendly, PDF & Email

 

Partilha esta página:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail