Como saber quem somos

7maravilhas mistica_simbologia

Mística e Simbologia

 

Lenço: Azul (céu, mar)

 

Mística: Proposta de enquadramento temático e vivência espiritual para cada uma das secções, que visa aprofundar a descoberta de Deus e a comunhão em Igreja.

Mística desta secção: A Igreja em construção

 

Imaginário: Ambiente que envolve um determinado grupo e que se traduz por um espírito e uma linguagem próprios. Envolve uma história com heróis e símbolos. Induz a um sentimento de pertença em relação ao grupo e permite a transmissão de determinados valores, na medida em que fomenta a identificação com os heróis e a atribuição de importância e significado aos símbolos da história.

Imaginário desta secção: Pioneiro constrói comunidades da Igreja de Cristo nos mundos descobertos (o que constrói)

 

Simbologia: Conjunto de elementos/objetos representativos de realidades, características ou atitudes que materializam o ideal proposto por cada secção e, por isso, nos unem e aproximam desse ideal. No Projeto Educativo do CNE, todas as secções têm um ou mais símbolos, que podem estar integrados num conjunto de símbolos complementares.

342 Seccao III Simbologia

Simbologia desta secção:

  • A Gota de Água é pureza que vem de Deus. Procuramos salientar o SABER.
    O saber-Ser, o saber-Estar, o saber-Fazer e todos os saberes que vêm à tona, resultado do combate que o pioneiro trava consigo próprio pela marca da individualidade. Símbolo para utilizar no desenvolvimento Intelectual, Espiritual e Afetivo.
  • A Rosa dos Ventos é símbolo do rumo certo, da boa escolha, da decisão ponderada. É o símbolo daquilo que é a vida do pioneiro, nas suas escolhas, na sua atitude, no que quer dos outros. Procuramos que tome sempre o rumo certo, que esteja preparado para optar, para escolher… Que possa falhar, errar, mas em segurança, e que aprenda, que tire das experiências lições de vida. Procuramos, com a Rosa dos Ventos, salientar o QUERER. A importância da escolha, das suas consequências, mas, também, a importância da vontade, da disponibilidade. Símbolo para utilizar no desenvolvimento Social, Afetivo e Espiritual.
  • A Machada é símbolo da construção, da ação, da transformação do mundo segundo a vontade de Deus. É o potencial do pioneiro, das suas capacidades, da sua energia transformadora, do resultado final da combinação do que quer com o que sabe… Procuramos que esteja apto a fazer, que domine a técnica, que consiga converter o sonhado, o desejado, em matéria, em realização e realidade. Procuramos, com a Machada, salientar o AGIR. Símbolo para utilizar no desenvolvimento Físico e do Carácter e também Espiritual.
  • O Icthus é a presença de Jesus Cristo, entre os homens, que estabelece para sempre a nova e eterna Aliança. O peixe simboliza Jesus Cristo – a palavra peixe, em grego, escreve-se Icthus (embora a transliteração do grego pudesse sugerir, mais exactamente, ICTHYS), que foi, pelos primeiros cristãos perseguidos, adotado como acróstico de “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (Iesus Christos Theou Uios Soter) e símbolo secreto de identificação mútua. É a materialização de Deus à nossa frente, como alimento do corpo e da alma. É símbolo do patrono, São Pedro, um pescador que, convertido, se tornou pescador de homens e testemunho da construção do novo reino inaugurado por Cristo. Símbolo de fé, mas também de lógica e racionalidade assente na incarnação do Verbo de Deus, na «materialização» de Deus em Cristo, pois fé e razão não se contrapõem. Procuramos, com o Icthus, salientar o ACREDITAR consciente. Símbolo para utilizar no desenvolvimento Espiritual e, também, do Carácter e Intelectual.

 

Patrono: Santo ou Beato da Igreja que, no decurso da sua vida, encarnou na plenitude os valores que se pretendem transmitir através da Mística e do Imaginário de uma determinada secção, sendo por isso escolhido como intercessor e exemplo de vida para os elementos dessa mesma secção.

Patrono desta secção:

342 Seccao III patrono_sao_pedroS. Pedro

 

Modelo de Vida: Figura da Igreja Católica que, à semelhança do Patrono, também encarna os valores e ideais da Mística e do Imaginário da secção a que está ligada e que exprime a diversidade de caminhos e carismas possíveis para os viver.

Modelos de vida desta secção:

  • João de Brito
  • Santa Teresinha do Menino Jesus
  • Santa Catarina de Sena

 

Grande Figura: Personalidade que, na sua vida, realizou grandes feitos, associados ao Imaginário da secção, que marcaram a História da Humanidade.

Grande figura desta secção: Grandes Pioneiros

 

Print Friendly, PDF & Email

 

Partilha esta página:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail