O progresso de aprendizagem

7maravilhas sistema_progresso

Sistema de Progresso

O Escutismo deve ser vivido como um “jogo”. Como tal, há regras também no Escutismo, que te ajudam a delinear o teu caminho e a “jogar” de forma igual e justa, para ti e para todos os que jogam contigo.

  1. Etapa da Adesão – ‘Caminho’
    Um caminheiro faz caminho, de vara em punho e rumo a um horizonte, ultrapassando dificuldades e obstáculos, fazendo opções… Nesta etapa do teu percurso, estejas tu a entrar para o CNE ou a entrar para a IV Secção, vindo dos Pioneiros, vais começar a perceber o que se espera de um Caminheiro. Só assim poderás jogar o “jogo”ao mesmo nível de todos os outros.
    Promessa
    Este é um momento muito importante no teu percurso. Após a etapa da adesão – fase do ‘Caminho’ –, deves reflectir e ver se te sentes preparado para assumir o compromisso de seres Caminheiro do CNE. Colocar um lenço ao pescoço pela primeira vez ou mudar de cor do lenço é, para cada um de nós, Escuteiros, uma marca na nossa vida.
    342 Seccao IV Sistema Progresso
    Etapas do Progresso – ‘Comunidade’, ‘Serviço’ e ‘Partida’
    Em cada uma das três etapas deste percurso, todo o Escuteiro deve crescer Física, Intelectual, Social, Afectiva, Espiritualmente e ao nível do Carácter. É esta a proposta do CNE, para todas e cada uma das etapas. E é a proposta que te fazemos: Que, em três etapas, te disponhas a cumprir todo o sistema de progresso. Depois de compreenderes o sistema de progresso pessoal e de conheceres os Objectivos Educativos Finais, escolhes o teu percurso, optando por aquilo que são os teus interesses e capacidades, seguindo o caminho por onde achas que deves apostar para crescer mais e mais consistentemente. Em cada etapa, terás de escolher, no mínimo, dois objectivos de cada área de desenvolvimento em que sintas necessidade de progredir, bem como definir acções concretas para cumprires esses objectivos. Assim será feito em todas as etapas, até concluíres o teu percurso de caminheiro. Então, antes de mais, a primeira coisa a fazeres será reunir com a tua equipa de animação, para te esclarecerem quanto aos objectivos apresentados, ajudarem nas tuas escolhas e validarem se já tens um ou mais objectivos cumpridos de alguma forma, de entre todos os objectivos de todas as áreas.
    Deves assumir e cumprir as tuas escolhas, com o compromisso e com a Palavra de Honra de escuteiro, nunca esquecendo a Lei e Princípios do Escuta
  2. Comunidade
    União e companheirismo são sempre bons aliados para a jornada que não se espera fácil. Ali, em comunidade, se partilham alegrias e dificuldades, se ganham forças e se vive a solidariedade.
  3. Serviço
    Servir o próximo como alguém um dia o fez. Queremos seguir o exemplo de Jesus.
  4. Cerimónia da Partida
    É outro dos momentos importantes na tua vida escutista.Desafio
    Nesta última etapa do teu percurso – ‘Partida’ –, ser-te-á proposto algo diferente: um Desafio de serviço aos outros. Um projecto elaborado por ti, onde prestes um serviço durante 3 a 6 meses,  preferencialmente, fora do movimento.
    Acabaste o teu percurso na secção e no Escutismo. Espera-se que estejas preparado para a vida adulta, apetrechado com as ferramentas e valores que foste adquirindo na tua passagem pelo escutismo e, principalmente, nesta secção dos caminheiros. Por isso mesmo, serás validado pelo teu Clã para assumires o teu papel na Sociedade. Poderás continuar a dar o teu contributo para o movimento, enquanto Dirigente, ou então optar por fazer caminho noutras direcções

342 Sistema Progresso Insignias IV

Sistema de validação de etapas

Se visitares a página “O que vamos aprender” irás perceber que lá estão indicados todos os trilhos que tens de percorrer nesta secção. Só completando os trilhos é que poderás evoluir no teu progresso. Se quiseres saber como funciona a imagem abaixo ajuda-te a perceber melhor.

Validar Etapas Sistema Progresso

Print Friendly, PDF & Email

 

Partilha esta página:

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail