Como saber quem somos

7maravilhas mistica_simbologia

Mística e Simbologia

 

Lenço: Vermelho (fogo, sangue)

 

Mística: Proposta de enquadramento temático e vivência espiritual para cada uma das secções, que visa aprofundar a descoberta de Deus e a comunhão em Igreja.

Mística desta secção: A Vida no Homem Novo

 

Imaginário: Ambiente que envolve um determinado grupo e que se traduz por um espírito e uma linguagem próprios. Envolve uma história com heróis e símbolos. Induz a um sentimento de pertença em relação ao grupo e permite a transmissão de determinados valores, na medida em que fomenta a identificação com os heróis e a atribuição de importância e significado aos símbolos da história.

Imaginário desta secção: Sem imaginário específico. Observação do mundo real e serviço ao outro.

 

Simbologia: Conjunto de elementos/objetos representativos de realidades, características ou atitudes que materializam o ideal proposto por cada secção e, por isso, nos unem e aproximam desse ideal. No Projeto Educativo do CNE, todas as secções têm um ou mais símbolos, que podem estar integrados num conjunto de símbolos complementares.

342 Seccao IV Simbologia

Simbologia desta secção:

  • A Vara bifurcada é companheira e apoio no caminho. Muitas vezes na vida temos diante de nós dois caminhos para seguir: o egoísmo e o serviço. É símbolo da necessidade de o caminheiro fazer ou renovar a cada passo as suas opções, as suas decisões e a rota que entende seguir nas encruzilhadas do caminho, tendo sempre presente o compromisso que assumiu de aderir continuamente ao projeto das Bem-Aventuranças.
  • A Mochila convida o jovem a pôr-se a caminho, a arriscar, a decidir se quer empreender ou não esta viagem que o pode levar longe. É ao caminhar de mochila que se descobre o que é útil e o que é supérfluo, o que o faz penar e o que o impele para a frente. Tem como conteúdo o essencial: o Pão, o Evangelho e a Tenda. A mochila torna-se assim o suporte neste Caminho, simbolizando o seu desprendimento e a sua determinação de ir sempre mais além.
  • O Pão é alimento por excelência, fruto do trabalho de muitos homens e mulheres. Quando é repartido por outros transforma-se em comunhão, na medida em que ajuda a construir “humanidades novas” onde a fome de amor não aconteça.
  • O Evangelho representa a importância que Jesus Cristo tem para o caminheiro: a Boa Nova anunciada e oferecida a toda a Humanidade é a referência máxima do amor que se dá até ao fim numa Cruz. Nessa Cruz podemos ver o sinal «mais» onde acontece a Nova Aliança entre o Céu e a Terra, entre o Divino e o Humano…
  • A Tenda, transportada na mochila, é sinal da mobilidade do caminheiro, da sua capacidade de se fazer ao largo, da sua prontidão para se pôr em marcha. Ao ser montada, demonstra a necessidade de paragem temporária, de descanso. A tenda também é sinal de acolhimento dos outros, da presença de Deus no meio do seu povo.
  • O Fogo simboliza a descida do Espírito Santo. No Escutismo, reúne, aquece e ilumina a história que somos: à volta de uma fogueira muito acontece, desde conselhos dos mais velhos a olhares dos mais novos. São vidas que se constroem, aquecidas por outra Vida que dá mais vida – uma força transformadora a que chamamos Espírito Santo. A sua descida sobre cada caminheiro ilumina e renova cada passo e projeto.

 

Patrono: Santo ou Beato da Igreja que, no decurso da sua vida, encarnou na plenitude os valores que se pretendem transmitir através da Mística e do Imaginário de uma determinada secção, sendo por isso escolhido como intercessor e exemplo de vida para os elementos dessa mesma secção.

Patrono desta secção:

342 Seccao IV patrono_sao_pauloS. Paulo

 

Modelo de Vida: Figura da Igreja Católica que, à semelhança do Patrono, também encarna os valores e ideais da Mística e do Imaginário da secção a que está ligada e que exprime a diversidade de caminhos e carismas possíveis para os viver.

Modelos de vida desta secção:

  • São João de Deus
  • Beata Teresa de Calcutá
  • Santa Teresa Benedita da Cruz
  • Servo de Deus João Paulo II
  • Santo Inácio de Loyola

 

Grande Figura: Personalidade que, na sua vida, realizou grandes feitos, associados ao Imaginário da secção, que marcaram a História da Humanidade.

Grande figura desta secção: Grandes Homens

 

Print Friendly, PDF & Email

 

Partilha esta página:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail