O que é bushcraft?

O bushcraft engloba todos os conhecimentos e competências que possibilitam uma vivência integrada na natureza, sustentada na utilização dos seus recursos.

O bushcraft é um modo de interagir com a natureza.
O estudo, o treino, os equipamentos, típicos do bushcraft, só fazem sentido se forem posteriormente aplicados no ambiente natural. Aplicados fora deste contexto serão outra coisa.

Simplicidade é a essência do bushcraft.
O modo de interação com a natureza tende para o rudimentar, reduzindo-se ao mínimo o equipamento e aproveitando-se ao máximo os recursos da natureza.
não

Bushcraft X sobrevivência
O “bushcraft” distingue-se da “sobrevivência”, só pelo seu objeto, pois o praticante procura permanecer sustentadamente e não sair de emergência do ambiente natural, mas também porque as técnicas de sobrevivência se baseiam em grande parte em equipamentos modernos, usados em forma de kits, enquanto as técnicas de bushcraft procuram colmatar as necessidades vitais, recorrendo essencialmente àquilo que a natureza proporciona.

Bushcraft X primitivismo
O bushcraft é intrinsecamente humano, porque recria o modo de vida primitivo do caçador-recolector. Aquilo que somos em termos evolutivos advém desse modo de vida ancestral. Como o que é útil à sobrevivência da espécie é aprazível ao indivíduo, há um apelo, um prazer inato neste modo de interação com a natureza.

 

Vídeos práticos:
http://escoladomato.apedm.pt/index.html

Fórum da Associação Portuguesa de Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência
http://bushcraft-pt.org/forum/index.php

Fonte deste artigo:
http://bushcraft-pt.org/

 

Partilha este artigo:
Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail