[18/06/15] Cérebro Verde nº16 – Desafio Individual

O explorador Norberto descobriu algo extraordinário! Ele descobriu 2 rebuçados medicinais que o tornam o melhor explorador do mundo, chamados “vararil” e “cantilnol”. Quando os toma correctamente, ele fica invencível!

Ele descobriu também que isto só acontece se:

a) Comer os dois exactamente ao mesmo tempo.
b) Não comer mais que um “vararil” e 1 “cantilnol” por dia.
c) Não falhar nenhum dia a toma dos rebuçados, senão nunca mais funcionarão.
Se alguma destas coisas falhar, os efeitos secundários serão gravíssimos.

Eis o verdadeiro problema: certo dia o Norberto tirou um “vararil” da embalagem e colocou-o num prato e depois abriu a embalagem de “cantilnol” e caíram 2 rebuçados para o prato onde estava o “vararil”. Agora o prato tem 3 rebuçados e o Norberto não os consegue distinguir porque o “vararil” e o “cantilnol” são exactamente iguais (embrulho, cor, cheiro, tamanho, textura, etc.).

Como é que o Norberto vai conseguir manter-se um escuteiro invencível sem desperdiçar nenhum rebuçado e cumprindo as regras? Consegues ajudá-lo?

Boa Sorte!

Cérebro Verde nº16 – Solução
O Norberto não sabe que rebuçados são os 3 no prato mas sabe que desses 3, um é “vararil” edois são “cantilnol“.
Eis a solução: O Norberto deve partir cada rebuçado exactamente ao meio e colocar cada metade de cada rebuçado em dois pratos diferentes, como na imagem abaixo, de modo a ficar com uma metade de “vararil” e duas metades de “cantilnol” em cada prato.

De seguida, o Norberto deve tirar outro “vararil” da embalagem e proceder da mesma maneira, de modo a ficar com duas metades de cada rebuçado em cada prato! Ou seja, a dose diária para hoje e amanhã.

Esta semana ninguém se adiantou na pontuação pois ninguém descobriu a solução. Resta saber como ficaram as pontuações finais do desafio semanal deste ano escutista mas isso…fica para outra altura 😉

 

Partilha este artigo:

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail